" Viver é a coisa mais rara do Mundo. A maioria das pessoas apenas existe " Oscar Wilde
18 de Outubro de 2016

Caros leitores,

Em um Tempo onde assistimos à entrega de Comendas, medalhas e demais formas de suposta distinção cívica, como se fossem chupa chupas dados pelo merceeiro do bairro a todos os putos, penso que, devemos pensar mais sobre a ilimitada propagação de comendadores, medalhados e demais homenageados, que por nada terem feito!, ostentam em peito de fraca gente, distinções que,foram criadas para distinguir os actos e Homens que de facto deram generoso contributo ao colectivo e mostraram pela sua acção o exemplo a seguir!

No dia de ontem, um amigo de há mais de 13 anos, contou-me a História de seu pai...que eu desconhecia!

Há mais de 50 anos atràs, antes da existicência da ponte sobre o Tejo, este Homem, trabalhava na CUF. Um dia, por revès do destino, escorregou e, um pesado comboio de mercadorias ceifou-lhe um pé numa perna e metade da outra perna. Foi levado de barco para a margem norte do rio - Lisboa - onde uma ambulância o esperava e o levou a um dos hospitais.

Desde esse momento, este Homem, de Subtil seu nome, percebeu que a sua forma de Vida teria que se alterar.

Não se acantonou na pobreza de Espirito, nem se rendeu ao revès do Caminho!...sózinho, levantou-se, tratou de obter uma protese rudimentar - como as que existiam naqueles Tempos! - e, em frente a um espelho, treinou, esforçou-se, levantou-se, equilibrou-se e adaptou-se!

Superou o infortúnio do Caminho e, regressou aos bancos de escola, obteve o curso dos Liceus e, regressou à vida profissional, não como um trabalhador que necessitava do uso completo dos membros inferiores, mas como um administrativo. Fazendo uso de uma mente intelígente, sagaz e determinada, assumiu para si a missão de Lutar pelos Direitos dos demais cidadãos que são portadores de mobilidade reduzida.

Pela sua generosa entrega, pelo seu determinado Espirito e a sua resoluta Luta, deu ao País diversas associações que passaram palavra, que lutaram pelos Direitos dos portadores de mobilidade reduzida, que criaram melhores condições, quer Legais como no entendimento do colectivo, sobre esta situação.

Foi e é um exemplo!...e, nunca necessitou de uma medalha ao peito de comendador...nunca o Poder dos corredores imundos de S. Bento dou do Palácio de Belém lhe atribuíram nada...e, para ser verdadeioro, nem nuca este Homem de " H" maiusculo disso necessitou!

Porventura poucos se recordam ou sabem o seu nome...mas muitos reconhecem a sua obra, o fruto do seu empenho e o resultado da sua missão auto assumida!

Faleceu há mais de 2 anos...sei que deixou tristeza aos filhos e à esposa...mas sei que deixou um exemplo pelos actos que tomou, pelo Bem que resultou do seu incessante combate pelos Direitos dos portadores de mobilidade reduzida!...sei também, porque acredito, que será um exemplo a seguir pelos que vierem, necessitando unicamente que a sua obra e o seu combate de Missão, sejam conhecidos como exemplos a seguir e para tal, não necessita de medalhas ao peito nem de titulos de dúbio merecimento. A sua Vida e obra falam por si!

O meu pedido, meu objectivo é " passar palavra", dar a conhecer este exemplo, que na medida da sua aparente humildade é enorme, é exemplo de Caminho na Vida!

Tinha um pouco mais de 70 anos...chamava-se Subtil...não necesitava de medalhas, mas fez Obra de Verdade, é um exemplo a contar aos mais novos, pois a sua generosa entrega, o seu Espirito de Combate e de Missão pelo Bem colectivo merece e tem que ser conhecido, como um exemplo!

è desta " forte gente" que o poeta escreveu que Portugal tem e que a " fraca gente da liderença" tem vindo a menosprezar e a desdenhar...são Portugueses assim, desta cepa Boa e de Bem que Portugal necessita!...procurem a História, conheçam a Obra, espalhem o exemplo!

Sem Freio

publicado por semfreio às 07:37
Outubro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
últ. comentários
Muito bem, concordo plenamente.É a Europa que temo...
estou plenamente de acordo e subscrevo as suas pa...
Se me tirarem os sinais de nascença... Se me desfi...
Abraços apertados doManuel Sá Marques
blogs SAPO